Como de conhecimento, o setor agropecuário no Brasil é estratégico e desempenha um papel fundamental na economia do país, contribuindo para o crescimento econômico, geração de empregos e segurança alimentar, além de impulsionar o comércio internacional e resultado do PIB.
No entanto, o setor está sujeito a diversos riscos, que podem afetar a produção e a rentabilidade dos agricultores. Alguns destes fatores fogem do controle e estão fora da ação dos produtores, mas outros riscos podem ser mitigados e sua ocorrência impactua diretamente no resultado de uma safra, como é o caso da contratação de Seguro para Equipamentos Agrícolas.
Estes seguros são contratados para ressarcir financeiramente em caso de incêndio, roubo e furto, tombamento, danos elétricos e até danos a terceiros provocados por equipamentos como tratores, colheitadeiras, plantadeiras, enfardadeiras, pulverizadores, entre outros. Ao contratar um seguro, o agricultor paga um prêmio regularmente com base no valor do equipamento segurado e nas coberturas escolhidas.
Quando ocorre um sinistro, o agricultor deve notificar a corretora e fornecer a documentação necessária, para que seja ressarcido com os valores dos prejuízos parciais ou pelo valor de mercado do equipamento em caso de perda total.
Os equipamentos agrícolas representam um investimento significativo para os produtores rurais, sejam eles familiares, médios ou grandes agricultores. Esses indivíduos ou empresas dependem de seus equipamentos para garantir a produtividade e a eficiência das operações agrícolas e geralmente não podem perder nem mesmo um dia de trabalho.
A incerteza faz parte da vida agrícola, e os agricultores enfrentam constantes desafios e imprevistos. Ao contratar este seguro, os agricultores podem trabalhar com mais tranquilidade e confiança, sabendo que estão protegidos contra possíveis perdas financeiras. Isso lhes permite concentrar-se em suas atividades principais com a segurança de que este risco não irá afetar seu desempenho.
Estamos à disposição para qualquer dúvida ou orientações que forem necessárias.