Não é porque você tem seguro do seu carro ou de qualquer outro bem que em caso de sinistro a seguradora irá indenizar o valor independente do que aconteça.
Existem algumas situações que devem ser observadas com atenção para evitar uma surpresa quando isso acontecer. Alguns casos podem sofrer negativa de indenização. Calma, isso só acontece quando há descumprimento da lei ou de alguma norma do contrato.
Aqui vamos citar 5 pontos importantes a serem observados no momento da contratação ou da renovação dos seguros.
- Agravamento de risco
Estacionar em local proibido ou de forma incorreta, deixar a chave no volante ou com o vidro aberto são exposições consideradas desnecessárias que podem provocar eventual sinistro. Por lei as seguradoras estão amparadas e podem negar esta indenização.
- Mudança na estrutura do veículo
Qualquer modificação estrutural deve ser comunicada à seguradora, uma vez que estas já causam a negativa de aceitação do seguro. As mais populares são rebaixamento da suspensão e alterações no motor.
- Perfil incorreto/Omissão de dados
O questionário com informações do segurado deve ser preenchido somente com informações autênticas. Não adianta tentar burlar apenas para baratear o seguro pois, se necessário a seguradora pode facilmente comprovar a fraude e não indenizar o sinistro. Há casos, até, em que o consumidor é processado judicialmente pela empresa.
- Sinistros envolvendo familiares de 1º grau
Cônjuges, pai, mãe e filhos não são considerados terceiros. Caso os envolvidos sejam um destes não há cobertura securitária.
- Dirigir embriagado
Infringir qualquer lei de trânsito é um prato cheio para a negativa de indenização. Conduzir sob efeito de álcool ou qualquer outra substância que afete o motorista é um dos principais motivos que causam a recusa.
Portanto, é imprescindível conferir todos os dados antes da contratação e caso persista alguma dúvida, conte sempre com o Corretor de Seguros para orientá-lo.
Permaneça seguro!