Frequentemente vemos muitas notícias sobre os estragos causados pelas fortes chuvas em grande parte do nosso país.
Todo ano acontece, principalmente no verão, quando temporais aliados ao descaso com a poluição urbana deixam várias cidades cobertas por água e essas enchentes causam grandes prejuízos à muitos motoristas.
Quando acontecem surgem os questionamentos em relação ao seguro de automóveis e o mais costumeiro é: “ Meu seguro cobre? ”
De modo geral, sim, esses prejuízos decorrentes de enchentes estão cobertos, porém é importante destacar algumas ressalvas.
Primeiro ponto é que sua apólice seja amparada pela cobertura compreensiva (colisão, incêndio, roubo/furto – incluem também proteção contra fenômenos naturais: ventos fortes, granizo, deslizamento, raios) já que existem algumas modalidades em que o veículo está amparado somente por cobertura de roubo/furto, outras somente colisão.
Segundo, e não menos importante, que o motorista não agrave o risco de forma deliberado ou negligente, por exemplo forçar uma travessia de uma área alagada à frente se colocando em um risco maior ainda. Nestes casos é recomendado que primeiramente tente voltar ou ficar parado e caso a água subir até a metade da roda abandone o veículo, procure um local seguro, preserve sua vida em primeiro lugar e quando possível comunique seu corretor.
Nunca tente dar partida caso o motor desligue, pois, essa insistência pode ocasionar o famoso calço hidráulico, fundir o motor e provocar a perca total do veículo.
Por fim a indenização. Quando o veículo é atingido de forma parcial (até 75% do valor) a seguradora cobrará a franquia da apólice (igual aos casos de colisão) e irá arcar com o restante do prejuízo. Já nos casos em que a água atinge a parte elétrica, estofados e air bag, bem possível que acarretará em perda total do veículo e então a seguradora irá indenizar o valor total sem nem mesmo cobrar a franquia.
Então fique tranquilo, caso aconteça preserve sua vida em primeiro lugar e o restante conte conosco para o que se fizer necessário. É para isso que estamos aqui.